'Marsha' Nacional pela Visibilidade Trans reúne milhares na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
26/01/2025
Segunda edição da marcha tem como tema 'Vida, Direitos e Futuro para a População Trans'. Evento também celebra Dia da Visibilidade Trans. 'Marsha' Nacional pela Visibilidade Trans 2025.
Zaia Angelo/TV Globo
A "Marsha" Nacional pela Visibilidade Trans aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tarde deste domingo (26). A manifestação tem como tema "Vida, Direitos e Futuro para a População Trans" e celebra também o Dia da Visibilidade Trans, que ocorre na quarta-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
🔎 A palavra marcha foi grafada como "marsha" em homenagem à ativista Marsha P. Johnson, que lutou pelos direitos da população LGBTQIA+ nos Estados Unidos entre os anos 60 e 90.
Segundo a organização do evento, cerca de 4 mil pessoas participaram da manifestação. As cores da bandeira trans - azul, rosa e branco - marcaram os cartazes, roupas e acessórios (veja vídeo abaixo).
'Marsha' Nacional pela Visibilidade Trans 2025 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A concentração começou às 13h, em frente ao Congresso Nacional. A partir das 18h, os participantes seguiram pela Esplanada dos Ministérios, até o Museu Nacional da República.
A marcha é uma iniciativa da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e tem apoio de outras instituições LGBTQIA+.
O evento ainda conta com a participação das artistas Linn da Quebrada, Bia Bixarte, Valéria Barcelos e Ayô Tupinambá. Entre representantes do Congresso Nacional, as deputadas federais Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) acompanharam a manifestação.
'Marsha' Nacional pela Visibilidade Trans 2025, em Brasília.
Zaia Angelo/TV Globo
Gerações trans: como 20 anos e uma revolução separam (e unem) duas artistas brasileiras
LEIA TAMBÉM:
TRANSEXUALIDADE: jovens em fase de transição falam sobre preconceitos e dificuldades
LGBTQIAPN+: entenda significado de cada letra e conheça histórias de quem se identifica com a sigla
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.