Entenda a polêmica do transporte de passageiros em motos via aplicativo em São Paulo

  • 27/01/2025
(Foto: Reprodução)
O Fantástico foi às ruas ouvir quem está usando o serviço, que motiva uma disputa judicial entre a prefeitura e as empresas de aplicativos. Viagens de moto por aplicativo geram debate entre empresas e prefeitura de São Paulo Um debate intenso toma conta de ruas e tribunais da maior cidade do país. O transporte de passageiros em motos via aplicativo é uma alternativa para a mobilidade urbana ou pode aumentar o número de acidentes? Uma cena que se repete pela cidade: uma blitz da Guarda Civil Metropolitana fiscaliza motociclistas e apreende as motos de quem transporta passageiros por aplicativo. O serviço de moto por aplicativo começou há 12 dias. A empresa 99 decidiu oferecer esse tipo de viagem baseada na lei de 2009 que regulamenta a atividade de mototaxistas; e na Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012, que permite o transporte individual privado de passageiros via aplicativos e determina que compete aos municípios regulamentar e fiscalizar o serviço em seus territórios. “A 99Moto funciona respaldada pela legislação federal. As prefeituras podem regulamentar o funcionamento específico com exigências, mas não pode proibir”, diz Bruno Rossini, diretor de Comunicação da 99. Mas para a prefeitura, o serviço é ilegal. Desde 2023, um decreto municipal proíbe a atividade. “Lá em 2023, quando as empresas de aplicativo queriam operar, nós constituímos um grupo de trabalho, onde participavam técnicos da saúde, da mobilidade, do trânsito, a empresa 99, a empresa Uber. Após todas as análises, os dados de acidentes e de óbitos, concluiu que não era possível autorizar esse tipo de transporte na cidade”, afirma Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, do MDB. O argumento é segurança. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, em 2024, 483 motociclistas morreram em acidentes na cidade, um aumento de 20% em relação a 2023. “Só nesse comecinho do ano, 100 pessoas que sofreram acidente de moto já foram atendidas nos nossos serviços municipais de saúde. Esse custo também fica para a Prefeitura de São Paulo”, diz Ricardo Nunes. Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo Fantástico/ Reprodução E quando acontece um acidente? "Todas as corridas realizadas ou intermediadas pela 99 são asseguradas. A gente assume a responsabilidade para o passageiro e para o motorista em todas as corridas", afirma Bruno Rossini, diretor de Comunicação da 99. No Rio de Janeiro, a Procuradoria Geral do município notificou a 99 e a Uber em 2023 para que não oferecessem o serviço, mas uma decisão judicial autorizou as empresas a operarem. Em São Paulo, esta semana, a prefeitura apresentou notícia-crime contra 99 e Uber. As empresas serão investigadas por violação do decreto municipal que proíbe o serviço. “Desobediência é um crime previsto na nossa legislação. A Polícia Civil instaurou o inquérito e vai ouvir os responsáveis diretores dessas empresas para poder fazer a sua apuração e a sua conclusão. E se concluir, evidentemente a questão do crime, punir os responsáveis", diz Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo. Entenda a polêmica do transporte de passageiros em motos via aplicativo em São Paulo Fantástico/ Reprodução Repórter: Quem são as pessoas que mais utilizaram esse serviço aqui em São Paulo? Bruno Rossini: São mulheres, 58% dos nossos passageiros nessa primeira semana de funcionamento foram mulheres e regiões periféricas. A maioria das nossas corridas começa ou termina a 100 m de uma estação de transporte público. A 99 diz que, nos primeiros dez dias de operação, fez mais de 200 mil viagens. Na última quinta-feira (23), a Uber também lançou a modalidade. Repórter: O senhor acredita que a grande adesão, principalmente na periferia, a esse serviço de transporte por moto pode ter um fundo de descontentamento das pessoas com o transporte público da cidade de São Paulo? Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo: É um grupo pequeno, se você ver qual é o tamanho da cidade de São Paulo. Nós temos 1,3 milhão de motos. A gente não pode fazer algo que vá colocar a saúde e a vida das pessoas em risco. Por enquanto, as empresas não oferecem o serviço no centro expandido de São Paulo. Elas argumentam que, assim, as viagens ficam concentradas nos bairros, o que reduz o risco de acidentes. Repórter: A pressão da população pode fazer a prefeitura mudar de posição? Ricardo Nunes: A gente precisa demonstrar para as pessoas que se existe a proibição, tem um motivo. E qual motivo? A gente vai ter um aumento assustador de acidentes e de óbitos se esse serviço continuar. O aplicativo só fica ali com lucro. O motociclista com todos os desgastes e o risco da sua vida, o passageiro com risco da sua vida e o custo todo para a prefeitura. No capítulo mais recente dessa briga, o Fantástico apurou que, na última sexta-feira (24), alguns motoqueiros conseguiram - com apoio jurídico da 99 - liminares para voltar a trabalhar. A prefeitura promete recorrer e derrubar as liminares. Ouça os podcasts do Fantástico ISSO É FANTÁSTICO O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. 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FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/01/26/entenda-a-polemica-do-transporte-de-passageiros-em-motos-via-aplicativo-em-sao-paulo.ghtml


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